Escola Estadual Dom Nivaldo Monte
Aluno (a)___________________Português 3ª A
AULA VIRTUAL Nº 01
OBSERVAÇÃO: Esta atividade poderá utilizar o recurso do livro didático para pesquisa e deverá ser entregue a professora para ser avaliada.
1- (UFRS-RS) Leia o poema abaixo, do heterônimo Ricardo Reis:
“Tão cedo passa tudo quanto passa!
Morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina
circunda-te de rosas, ama, bebe
e cala. O mais é nada!
Em relação ao poema, considere as afirmações abaixo:
I- trata-se de uma ode do heterônimo clássico de Fernando Pessoa, daí a linguagem e o estilo elevados.
II- expressa-se, em seus quatro primeiros versos, um tema recorrente de sua criação: a consciência da brevidade de tudo.
III- expressa, em seus dois últimos versos, a ideia de que é preciso viver como se cada instante fosse o último, porque “O mais é nada”.
Quais estão corretas?
a) apenas I b)apenas II c)apenas III d)apenas II e III e)I, II, e III
2- (UNIFESP – SP) Em “Ode triunfal”, escrita no momento aflitivo de 1914, parece que o transe dos tempos modernos, representado pelas máquinas em fúria, se mistura com o transe febril do eu-poemático. Cria-se um ambiente em que, talvez na dimensão do sonho ( ou do pesadelo), o tempo e o espaço parecem dissolvidos, ou situados numa região mítica. Nessa dimensão surrealista, Platão e Virgilio residem dentro das máquinas; há nelas, pedaços de Alexandre Magno, do século talvez cinquenta, além de Ésquilo, do século cem . Tal embaralhamento temporal de históricas já se enunciara nos versos.
a) À dolorosa Luz das grandes lâmpadas elétricas da fabrica/Tenho febre e escrevo.
b) Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno! / Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
c)De expressão de todas as minhas sensações / Com um excesso contemporâneo de vós , ó máquinas!
d) Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro / porque o presente é todo o passado e todo o futuro.
3- (UNIFESP-SP) Além de Álvaro de Campos , que assina a “Ode triunfal”, também são heterônimos de Fernando pessoa.
a)Mario de Sá-Carneiro e Alberto Caeiro.
b)Ricardo Reis e Miguel Torga.
c)José Régio e Mario de Sá-Carneiro
d) Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
4- (UFRS-RS) Assinale com V (verdadeira) ou F (falsa) as afirmações abaixo, referentes ao Movimento Modernista no Brasil dos anos 20.
a) Klaxon (1922) é uma das mais importantes revistas do Movimento Modernista no Brasil.
b) O “Prefácio Interessantíssimo” é a abertura de Paulicéia Desvairada, livro de poema escrito por Menoti del Picchia.
c) O “Manifesto Antropófago” de Oswaldo de Andrade, compõe-se de pequenos fragmentos, entre os quais não existe uma ordem sequencial e lógica.
d) A esférica modernista caracteriza-se por um nacionalismo exacerbado, recusando qualquer influência estrangeira .
e) Um dos nomes importantes do Modernismo foi Villa-Lobos que, ainda na primeira década do século XX, compôs músicas eruditas aproveitando os ritmos brasileiros e os sons nativos.
A sequência correta de cima para baixo, é
a) V-V-F-F-V
b) V-F-V-F-V
c) F-V-F-V-V
d) F-V-F-V-V
5- (PUC -PR) identifique a alternativa verdadeira:
a) o cubismo pregava a demolição de museus e bibliotecas com o objetivo de minimizar a importância do passado.
b) segundo os próprios dadaístas, a palavra “dadá” não tem significado algum.
c) os futuristas alternavam profundamente a sintaxe para tentar reproduzir nos textos literários os efeitos resultantes do rompimento com a perspectiva sobre as técnicas de pintura.
d) os manifestos redigidos por artistas brasileiros na década de 20 são cópias dos manifestos das vanguardas europeias, com pequenas adaptações.
e) o surrealismo foi a tendencia da vanguarda europeia que mais influenciou as primeiras obras Oswald de Andrade e de Mario de Andrade.
Escola Estadual Dom Nivaldo Monte
Aluno (a)___________________Português 3ª A
AULA VIRTUAL Nº 02
OBSERVAÇÃO: Esta atividade poderá utilizar o recurso do livro didático para pesquisa e deverá ser entregue a professora para ser avaliada.
01- (UA-AM) Os nomes de Tristan Tzara e Marinetti se ligam a dois movimentos de vanguarda que influenciaram o Modernismo brasileiro . Esses movimentos são respectivamente:
a) o surrealismo e o futurismo
b) o cubismo e o expressionismo
c) o dadaísmo e o futurismo
d) o expressionismo e o dadaísmo
e) o cubísmo e o surrealimo
02- (UNICAMO-PE) a literatura brasileira, ao apagar das luzes do século XIX e inicio do seguinte, vive uma profunda mudança. Ali, o feio é introduzido, de forma sistemática, na arte literária, passando a conviver com o belo. O poeta brasileiro que, segundo a opinião unânime dos estudiosos, marca essa transição é o paraibano Augusto dos Anjos, cujos versos são a expressão artísticas do feio tanto na forma quanto na temática. Assinale as proposições verdadeiras:
a) quanto à forma, Augusto dos Anjos incorpora à prática poética palavras até então estranhas ao mundo da poesia:
“Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilândia,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco”
b) quanto a temática, deduz-se, da leitura da estrofe transcrita na preposição anterior (a), que a concepção de vida desse poeta paraibano difere frontalmente do que, geralmente, as religiões dizem a respeito da origem do ser humano.
c) não é possível estabelecer nenhuma relação entre qualquer expressão ou ideia persentes na referida estrofe da proposição (a) e as concepções desenvolvidas pelas ciências (como a química e a biologia), no século XIX.
d) na síntese do verso “Monstro de escuridão e rutilância”, é possível ler uma acepção dramática do homem: trata-se de um estranho ser, misto de brilho ( de grandeza ) e de treva (de baixeza).
e)Epigênesis é um temo do mundo das ciências (“teoria da formação do seres por gerações graduais”) incorporação à poesia pelo autor do EU, o que ilustra o seu conhecimento de teses cientificas então em voga.
3- (PUC – SP) a obra Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio de Alcântara Machado, foi escrita em 1927. Dessa obra como um todo é possível afirmar que:
a) configura a vida do imigrante italiano e do italo-brasileiro,em processo de aculturação na cidade de São Paulo;
b) representa a caricatura do brasileiro classe média, homem da cidade, vivendo momentos de revolta e indignação, arroubos de patriotismo e comicidades cotidianas.
c) Faz uma sátira às raças que constituem a nacionalidade brasileira: a que estava aqui, a que veio nas caravelas e nos porões dos navios e a que os transatlânticos trouxeram da Europa.
d) Descreve a Europa em situações vividas pelo português, pelo espanhol, pelo italiano, pelo francês , etc num cenário móvel consoante a rapidez turística da viagem do autor.
e) Busca no tema do homem brasileiro o recorte paulistano da família bandeirante, de raizes históricas e de tradições sociais.
4- (UFPE-PE) Os Sertões de Euclides da Cunha, um livro que representa o despertar da consciência nacional. Sobre essa obra, procedem as seguintes afirmações:
a) a narração e a análise da Epopéia de Canudos, feitas pelo repórter e engenheiro carioca, mostraram o lado dramático, o abandono a desolação e a revolta do sertão, culminando com a violência usada para destruir o Arraial.
b) Euclides utilizou, na sua análise, uma linguagem científica, para explicar os acontecimentos que observava. Registrou, no seu texto, muitas palavras desconhecidas e incompreensíveis para a maioria do público leitor.
c) As teses científicas em que se apoiava Euclides da Cunha, continuam válidas até hoje, sobretudo, aqueles que procediam de princípios racistas do eurocentrismo cultural.
d) A presença forte e determinante de Os Sertões na cultura brasileira, deve-se a razões que permanecem válidas até hoje, o determinismo do meio e da raça e a linguagem árdua e hiperbólica.
e) Os Sertões é um livro fascinante como expressão do drama vivido pelos fiéis de Antonio Conselheiro em Canudos a desproporção entre as forças do Exército e os recursos dos sertanejos.
5- Relicário
No baile da corte
Foi o Conde d'Eu quem disse
Pra Dona Benvinda
Que farinha de Suruí
Pinga de Parati
Fumo de Baependi
É comê bebê pitá e caí
Nesse poema de Oswald de andrade esta presente a seguinte preocupação dos modernistas :
a) imitar, com bom humor, o estilo típico dos poetas barrocos
b) ridicularizar os poetas que não dominavam as normas da versificação
c) documentar fatos marcantes da historia recente do país
d) realçar a expressividade e a graça da linguagem oral
e) enaltecer o Brasil recuperando a visão nacionalista dos primeiros românticos
Boa Sorte!!!
Me manda o gabarito ,quero às respostas....
ResponderExcluir